TEAM
RIDESA / UFSCar
In addition to the great success in the development of RB sugarcane varieties for the national industry, RIDESA/UFSCar stands out in the training of human resources. The existing infrastructure within the Universities has provided support for training students at undergraduate and graduate levels with this crop. There are hundreds of trained professionals working in the private sector and public institutions, in addition to professionals, studentes, who are currently part of the technical staff of RIDESA / UFSCar.
Our team
Professors and Researchers:
Possui graduação em Engenharia Agronômica (2002), Mestrado e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2004 e 2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do "Programa de Pesquisa em Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar no Estado do Paraná - PMGCA/RIDESA 2019 a 2034" e do projeto "Desempenho de genótipos de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul". Pesquisador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar da rede RIDESA, que desenvolve as variedades denominadas RB.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1974), Mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1981) e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professor Titular e aposentando da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, Melhoramento de Plantas, atuando principalmente na cultura da cana-de-açúcar. Foi coordenador Geral da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético, denominada de RIDESA, composta por dez (10) Universidades Federais. Atualmente atua como pesquisador do PMGCA/UFPR.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1985), mestrado (1999) e doutorado (2008) em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná. Atua como professor titular no Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da Universidade Federal do Paraná, curso de Agronomia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia e manejo de plantas daninhas, controle químico de plantas daninhas, seletividade de herbicidas, resistência de plantas daninhas a herbicidas.
Professor Adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), lecionando a Disciplina Experimentação Agrícola do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo. Doutor em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência na área de Genética e Estatística, atuando principalmente na Conservação e Caracterização de Recursos Genéticos.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2006), especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2010), mestrado e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2014, 2021), aperfeiçoamento em Plantio Mecanizado da Cultura da Cana-de-Açúcar pelo Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (2009) e aperfeiçoamento em Cultura da Cana-de-Açúcar pelo Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (2008). Atualmente é Engenheiro Agrônomo do Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura, atuando no PMGCA/UFPR/RIDESA desde de 2009.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (1993) e doutorado em Agricultura - Nagoya University (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná. Orienta estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós graduação em Agronomia - Produção Vegetal da UFPR. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de tecidos, transformação genética de plantas, melhoramento de plantas, cana-de-açúcar, citrus, Agrobacterium e estresse abiótico.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1976), Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1982) e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2000). Professor Titular aposentado do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais. Atualmente atua como pesquisador do PMGCA/UFPR.
Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no curso de graduação em Agronomia, com participação em co-orientações de dissertações e teses nos cursos de mestrado e doutorado em Agronomia / Produção Vegetal e Ciências do Solo. Concluiu o pós-doutorado no USDA (United States Department of Agriculture), Beltsville, Maryland e Canal Point, U.S.A. de maio de 2012 a junho de 2013. Atua na área de Fitopatologia, com ênfase em resistência de plantas à patógenos, etiologia e manejo de doenças bacterianas e fúngicas. Atualmente coordena o Laboratório de Patologia de Sementes e Bacteriologia da UFPR.
Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), no Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2001 e 2004). Professora Associada do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade na Universidade Federal do Paraná-UFPR, desde 2008. Coordenadora do projeto de pesquisa "Manejo da Produção Agrícola em Sistemas Integrados"; Coordenadora do Projeto de Extensão: NITA-Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária; Coordenadora do Programa de Extensão de Cana-de-açúcar e Derivados; Líder do Grupo de Pesquisa em Produção Integrada de Agricultura (GPPIA).
Atua em projetos de pesquisa relacionados a Modelagem de plantas e de sistemas integrados, Modelagem Agrometeorológica, Agrometeorologia, Mudanças Climáticas, Engenheiro Agrônomo pela UTFPR, Campus Pato Branco (2010). Mestre em Ciências (Engenharia de Sistemas Agrícolas) pela ESALQ/USP (2014). Doutor em Ciências (Engenharia de Sistemas Agrícolas) pela ESALQ/USP (2018), com período sanduíche na CSIRO (Toowoomba, QLD, Austrália). Atualmente atua como Eng. Agrônomo na UFPR e como pesquisador no PMGCA/UFPR/RIDESA. desde 2022.
Graduado em Agronomia no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba; Mestre e Doutor em genética e melhoramento na Universidade Federal de Viçosa. Pós-doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) na Universidade Federal do Paraná (2017-2022). Desenvolveu trabalhos junto ao Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (PMGCA/RIDESA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Genética e Melhoramento Vegetal, atuando nos seguintes temas: cultura de tecidos, cana-de-açúcar, biometria e inteligência computacional. Atualmente atua como Eng. Agrônomo e pesquisador no PMGCA/UFPR/RIDESA. desde 2023.
Técnicos e assistentes de pesquisa:
Auxiliares de campo:
Isabella Valadão, Biotechnology
Laboratory Technician
isabellavaladao@gmail.com | Tel: 019-3543-2930
Administrativos:
Professores/pesquisadores/técnicos que integraram a equipe:
Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1970), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2003). Professor Titular da Universidade Federal do Paraná, atuou nos temas: Agronomia, Fitotecnia, Agricultura Geral, Manejo das Culturas, Cana-de-Açúcar, Integrou a equipe de colaboradores : Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar-PMGCA/RIDESA; Programa de Pesquisa em Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar - UFPR/RIDESA; Programa de Extensão de Cana-de-açúcar e Derivados.
Atuou como trabalhador rural no Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar-PMGCA/RIDESA entre o período de novembro de 1992 a novembro de 2023.
Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1973), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1983). Foi Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal do Paraná. Atuou no Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar da Universidade Federal do Paraná.
Atuou como trabalhador rural no Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar-PMGCA/RIDESA entre o período de março de 1994 a novembro de 2023.